Verão em Londres

Qui, Mai 24, 2012

. Publicado por: Rodrigo Dos Santos

London summer Verão em Londres

Quem acha que Londres é só “aquela cidade cinzenta, triste, onde só chove” é porque nunca foi no verão! Tudo bem que no inverno é mesmo muito frio e anoitece antes das 5 da tarde. Mas pense exatamente o oposto e Londres é assim no verão. Simplesmente linda!

Calor perto dos 30°C, muito verde, flores, brisas adoráveis, gente alegre… realmente uma surpresa pra quem tinha aquela velha ideia do início.

Pois bem, quem programa uma passagem por Londres nos meses de verão europeu – o horário de verão britânico se estende de março a outubro – precisa se preparar, pois bons programas é o que não faltam. E gente pra disputar os melhores lugares também não!

Dá pra escolher entre os tantos lindos parques de Londres, um pra cada dia da semana. Ou se refrescar em um dos bucólicos lidos e lagos espalhados pela cidade. Mesmo pra quem quer visitar um ponto turístico de Londres, dá até pra unir cultura com bronzeado em doses iguais, aproveitando um dos museus ou galerias com belos jardins. Vale também tentar coincidir o passeio com alguns dos eventos de verão que a cidade promove, como o Carnaval de Notting Hill.

 

Museus com jardins

Ficar andando dentro de um museu em um dia de sol não parece a coisa certa. Mas às vezes os interiores refrigerados são aquele refúgio para o calorão da cidade. Melhor ainda vai ser se o museu escolhido tiver um agradável jardim. O Museu de História Natural, o Geffrye Museum, o Museu Britânico, todos dispõem de espaços externos adoráveis. Veja alguns outros lugares especiais:

 

Victoria & Albert Museum

London VA Museum Verão em LondresO imponente John Madejski Garden ocupa o pátio do V&A e é uma atração à parte. Rodeado por limoeiros, você pode relaxar sobre o gramado enquanto vê os pequenos correndo pela piscina elíptica (rasa). Este ano, as exibições de verão do museu incluem “The Cult of Beauty” (O Culto à Beleza), com arte e design de 1860-1890, e também fotografias contemporâneas da África do Sul. As galerias mais bonitas para visitar no verão incluem as iluminadas Sculpture, Ceramic e as novas Medieval e Renaissance. Há ainda uma programação de eventos de verão, então vale checar o site antes da visita.

Cromwell Road (metrô: South Kensington | grátis)

 

Chelsea Physic Garden

Começou como um lugar para promover o estudo de botânica e medicina. Mas é bem possível que, num dia quente, o charme de ter um jardim secreto entre muros bem no coração de Londres, seja um atrativo maior do que as raras plantas que exibe. Aproveite o sol no terraço do simpático Tangerine Dream Café com um bolinho de lavanda. Nas quartas-feiras de verão, o jardim fica aberto até 10 da noite.

66 Royal Hospital Road (metrô: Sloane Square | ingresso: £9)

 

Hampton Court Palace

 

London Hampton Court Palace Verão em LondresA experiência de conhecer os aposentos do Rei Henrique VIII e passear pelos salões em estilo Tudor é mesmo indescritível. Mas isso vai custar pouco mais de R$ 40. Por um terço disso dá pra apreciar a igualmente impressionante arquitetura barroca das fachadas externas e também dos lindos jardins exóticos e parques que circundam o palácio. Tem também o famoso (e imperdível) Labirinto de Sebes, com quase um quilômetro de caminhos e árvores gigantescas. Uma boa pedida pode ser chegar de barco até lá, mas se as quase 4 horas de viagem desde o centro de Londres parecerem demais, dá pra embarcar nos piers de Richmond ou Kew pra encurtar caminho.

East Molesey, Surrey (trens saindo de Waterloo para Hampton Court | ingresso: £16,95 (tudo) / £5,30 (jardins) / £3,85 (labirinto)

 

 

 

Columbia Road Flower Market

London Columbia Flower Market Verão em LondresAos domingos, vale fazer esse popular passeio pelo leste de Londres e respirar o doce aroma de ervas, plantas e flores super frescas. Fora essa beleza toda, vale vasculhar as lojinhas bacanas que ficam atrás das bancas de flores, e também dar uma parada em um dos pubs ou casas de chá. Atenção: mais pro fim do dia, os preços costumam baixar, mas a multidão vai aumentando… a escolha é sua!

Columbia Road (metrô: Hoxton ou Bethnal Green)

 

Os belos parques de Londres

 

Hyde Park é o maior espaço verde do centro de Londres e cobre incríveis 1,4 milhão de metros quadrados. Tem um lago e lido navegável, gente cavalgando e andando de patins, coretos simpáticos pra bater papo e também a interessante galeria de arte Serpentine. Aos domingos, vale dar uma passada pela “Speaker´s Corner” (ou a esquina dos discursos), na ponta nordeste do parque, para ouvir pessoas dando (berrando) suas opiniões acaloradas sobre os assuntos mais diversos.

London Regents Park canal1 Verão em LondresRegent’s Park é a combinação de jardins meticulosamente criados com uma vasta área aberta de parque. Também tem um lago navegável e um espaço para prática de futebol aos sábados. O parque também é o lar do Zoológico de Londres, de um teatro a céu aberto e do morro Primrose Hill – cujos 78 metros vale a pena “escalar” para ter uma das mais fantásticas vistas de Londres.

Hampstead Heath já foi um lugar ermo, na época em que abriga os boêmios e intelectuais de Londres. Figuras como John Keats e George Orwell moravam e tiravam sua inspiração de lá. Você pode visitar a coleção de quadros da Kenwood House, uma simpática villa com um pátio dos mais agradáveis. Caso esqueça da cesta de picnic, a Brew House serve sanduíches, sorvetes e outras comidinhas – fora o famoso café-da-manhã para os que chegam cedo. De lá também se vê uma das vistas mais famosas (e mais filmadas) de Londres: a das centenas de kites/pipas voando sobre Parliament Hill.

London Greenwich Park Verão em LondresGreenwich Park é o pretexto perfeito para aquela viagem de barco pelo Rio Tâmisa (do centro até o pier de Greenwich). Além do icônico Meridiano de Greenwich que corta o parque, há vários belos prédios históricos por lá, incluindo o antigo Observatório Real projetado por Sir Christopher Wren, o Colégio Naval Real e o Museu Marítimo. Enquanto faz um belo picnic sobre um morro, aproveite para apreciar as lindas vistas do Tâmisa até a Catedral de St Paul’s.

 

Beer Gardens

São aqueles bares/pubs/tavernas com áreas externas pros dias mais quentes. Têm aos montes por Londres e enchem rápido no verão.

No Spaniard’s Inn, certamente você vai ouvir histórias sobre o poeta John Keatts ou o lendário bandido Dick Turpin, já que aparentemente eles frequentavam o local. Lá há pisos que rangem e vigas de madeira antigas, mas também tem um área externa muito charmosa e aquelas pérgolas típicas de jardins antigos. Churrascos e espetos nos fins de semana garantem o almoço.

Spaniard’s Road, NW3 7JJ, metrô Golders Green


London beer garden The Albion Verão em LondresEm meio aos elegantes casarões pelas ruas de Islington, fica o pub The Albion, igualmente elegante e coberto de wisterias. A comida pode não ser muito barata, mas os assados são reconhecidos e até premiados. Se preferir, pule a refeição e tome uma cerveja pra refrescar.

10 Thornhill Road, N1 1HW, metrô Caledonian Road


The Waterway em Little Venice têm vista para aqueles barcos compridos que ficam pelo canal Grand Union perto de Paddington. Também não muito barato, mas dá pra ficar só nas tapas do menu do bar ou mesmo ir para o brunch. Tem música ao vivo nas noites de quinta-feira, a partir das 20h.

54 Formosa Street, W9 2JU, metrô Warwick Avenue


Na sempre interessante Camden, o Lockside Lounge é bastante popular entre os frequentadores do mercado e fãs de uma boa bebida. Tem uma área externa bacana, reminiscente de um antiga casa-barco. DJs dão uma animada extra nos fins de semana.

75-89 Uppear Walkaway, West Yard, Camden Lock Place, NW1 8AF, metrô Camden Town

 

 

Lidos

London summer Hamstead Heath Pond Verão em LondresÉ no mínimo interessante passar uma tarde boiando no lago em meio a simpáticos pedalinhos azuis. Criado nos anos 30, o Serpentine é livre de cloro e fica bem no meio do Hyde Park. Depois de nadar, vale almoçar no simpático Lido Cafe bem ao lado.

Hyde Park | metrô Lancaster Gate ou Knightsbridge | preço £4


Os três lagos de Hampstead Heath são divididos para banhos para homens, mulheres e mistos (os únicos desse tipo do Reino Unido!). É um espaço realmente idílico rodeado por muitas árvores e natureza diversa. Fica aberto o ano todo, por meras £2 como taxa de entrada.

Hampstead Heath | metrô Gospel Oak ou Tufnell Park | preço £2


Se a ideia de nadar ao ar livre em plena Inglaterra dá frio só de pensar, uma boa opção é a Hampton Pool, uma piscina também aberta, mas mantida aquecida a 28 graus o ano todo. Dá também pra pegar um solzinho no gramado bem conservado que fica ao redor.

98 High Street | trem para Hampton | preço a partir de £4,60

 

 

Cinema ao ar livre

London summer Somerset House Verão em Londres

Somerset House Cinema

16  – 27 agosto 2012

Um dos destaques da programação de verão londrina, a temporada de filmes ao ar livre na majestosa Somerset House é imperdível não só para os cinéfilos, mas pra quem curte um programa diferente. Leve comida para o piquenique, almofada ou tapetinho (mas não cadeira) enquanto curte os DJs a partir das 19h30 – os filmes começam às 21h15. Os ingressos são um tanto carinhos (a partir de £14,50), mas há maravilhas na programação incluindo premieres de On The Road (do brasileiro Walter Salles), The Watch (com Ben Stiller) e o baladado Lawless (com Tom Hardy e Gary Oldman), além de clássicos como Indiana Jones e o Templo da Perdição, Paris, Texas e A Garota de Rosa Shocking.

The Strand | metrô Temple ou Waterloo

 

Scoop for More London

12–28 setembro 2012

Ahhh, filmes à beira do Tâmisa… e de graça! Na bela área do More London, serão exibidos títulos como Meia-Noite em Paris, Senna, Amor Sublime Amor e Uma Rua Chamada Pecado! Tudo gratuito, a partir das 19h30 – mas tem que chegar cedo para garantir um bom lugar.

More London | metrô London Bridge

 

Shakespeare´s Globe

London Shakespare Globe Verão em LondresUm dos locais culturais mais tradicionais de Londres ganha vida plena no verão. Recentemente reformado, Shakespeare’s Globe faz o visitante mergulhar no fascinante universo da Londres shakespeariana. A programação de verão é sempre cheia de coisa boa. Este ano dá pra assistir clássicos como Ricardo III, A Megera Domada e Hamlet. E o melhor disso tudo? Por £5 dá pra assitir as peças em pé, bem em frente ao palco. Se preferir ficar sentadinho, os preços começam com módicos £12.

21 New Globe Walk, Bankside (beira do Tâmisa) | metrô Mansion House ou London Bridge

 

Hostels com jardim

A maioria das pessoas quer ficar no centro de Londres mas, apesar da fama de chuvosa da Inglaterra, a cidade fica ficar sufocante no verão! Então para quem procura acomodação, uma boa dica é procuar hostels em Londres perto de parques ou, ainda melhor, albergues com seus próprios jardins, terraços e áreas externas para refrescar. Aqui vão duas sugestões…

London Travel Joy Hostel e1306512298446 Verão em LondresEm um dos bairros mais verdes de Londres, o YHA London Holland Park tem seu próprio bar/restaurante com área externa para sentar. Holland Park é um dos menores parques da cidade, mas uma verdadeira joia escondida dos turistas. Ao mesmo dá tempo para ir a pé até Notting Hill e o mercado de Portobello Road. Também é fácil chegar ou vir do centro de Londres de ônibus, metrô ou até bicicleta.

Outra opção é o Travel Joy Hostel, que fica junto a um tradicional pub londrino e com vista para o Rio Tâmisa. Tem um terraço que dá pro rio e cadeiras e mesas para curtir o sol enquanto toma uma boa pint. A galeria de arte do Tate Britian fica a uma curta caminhada de distância e o albergue ainda oferece café-da-manhã e um passeio pela cidade gratuitos.

 

Eventos em Londres em 2012

 

London Gay Pride 2012

17 junho – 8 julho

Há eventos durante 15 dias para comemorar o orgulho gay (ou LGBT) na capital londrina. O ponto alto, claro, é a Parada no sábado, 7 de julho, com saída de Baker Street e chegada na Trafalgar Square, onde haverá teatro de rua, performances, bancas e, claro, muita gente assistindo!

London Greenwich and Dockalnds Festival Verão em LondresGreenwich and Docklands International Festival 2012

21-30 junho

Uma seleção espetacular de apresentações ao ar livre realmente surreais, que incluem acrobacia, dança e ilusão de ótica, e dão uma nova cara a essa área da cidade.

Free Range 2012

28 maio – 16 julho

Uma série de shows de arte e design acontecem todos os anos na Old Truman Brewery (91-95 Brick Lane, metrô Liverpool Street), no leste de Londres. É uma plataforma para artistas formandos que exibem sua moda, design, gráficos, ilustrações e fotografia. Há visitação aberta ao público das 18h às 20h, e é gratuita!

Notting Hill Carnival 2012

26-27 agosto

É o mais próximo do carnaval brasileiro que os ingleses chegam. Se bem que o estilo está mais pra caribenho. É um megaevento que atrai multidões, em uma área já muito turística de Londres. E é feriado, então a festa vai ser grande!

 

Um agradecimento especial pelas fotos do flickr para diekatrinben hanburyMatthew  Blackfabbio, Rich B-S, Mike_Fleminglaw_keven e jareed.

 

Gostou? Veja também:

3 Comentário(s) deste post

  1. Elila diz:

    TRANSFER/AEROPORTO/HOTEL COM CONFORTO E MOTORISTAS BRASILEIROS EM LONDRES!
    http://www.queenelizabethtur.com.br
    queenelizabethconhecalondres@hotmail.com

    AGUARDAMOS POR VOCE!

  2. Sandra diz:

    Adorei este post… sou super fã da cidade de Londres. Adoro saber tudo quanto se faz por lá. Adorava ter oportunidade de ir pelo menos duas vezes no ano aí, mas na falta de melhor vai-se sonhando.
    Se tiverem curisidade visitem o meu cantinho sobre Londres http://london-cityoftheworld.blogspot.com/

    Cumprimentos
    Sandra C.

  3. Nice diz:

    londres é muito lindo, imagino no verão. Mas gosto muito do inverno mas estava lindo mesmo assim, mesmo escuro as 16 horas ja escurecendo, mas vale a pena .
    vale a pena conhece londres

11 Trackback(s) deste post

  1. Pousadas em Londres - Onde ficar & o que fazer! | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] * Verão em Londres [...]

  2. Os Melhores Albergues Em Londres: O Guia de Acomodação | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] * Verão em Londres [...]

  3. Família Real Britânica: Lista - Curiosidades | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] * Verão em Londres [...]

  4. Londres 2012: Visitar Londres e Grã-Bretanha em 2012 vai ser impedível! | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] * Verão em Londres [...]

  5. Pontos Turisticos Da Inglaterra: Museus Grátis De Londres! | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] * Verão em Londres [...]

  6. Olimpíadas 2012 em Londres: TUDO sobre os ingressos! | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] * Verão em Londres [...]

  7. Harry Potter - Visita aos Estúdios em Londres - Tour Warner | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] Verão em Londres [...]

  8. Atrações Turísticas em Londres: Como Comprar Ingressos Mais Baratos | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] Verão em Londres [...]

  9. Os Melhores Pubs e Bares de Londres | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] estiver pela cidade, aproveite todas as belezas do verão em Londres e lembre-se de como pagar menos nas atrações de Londres, incluindo todos os museus gratuitos de [...]

  10. Guia de Compras em Londres: as melhores lojas e onde comprar em Londres | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] Verão em Londres [...]

  11. Olimpíadas 2012 em Londres: Eventos e Esportes Gratuitos! | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] Verão em Londres [...]

Deixe um comentário