15 curiosidades sobre a Família Real Britânica

Qua, Abr 20, 2011

. Publicado por: Rodrigo Dos Santos

É praticamente um fetiche. Não tem como pensar em Inglaterra sem lembrar daquela senhorinha baixinha e simpática, cercada da mais alta pompa. Fato é que a Rainha e sua Família Real despertam a curiosidade do mundo todo, especialmente daqueles que visitam Londres.

O casamento do Príncipe William com Catherine Middleton, marcado para 29 de abril, voltou a atrair os holofotes para o Palácio de Buckingham. A própria Rainha Elizabeth II comemora seu aniversário dia 21 de abril (85 aninhos) e já prepara as celebrações de seu Jubileu de Diamante (60 anos de Coroa) para 2012.

Muito se especula, mas pouco se sabe o que faz a Rainha da Inglaterra e seus familiares. Pois deixe a enciclopédia de lado e leia a seguir nossa divertida lista de 15 coisas curiosas que você provavelmente não sabia sobre a Família Real Britânica.

Veja também: 10 Regras de Ouro para Ser uma Boa Rainha (curiosidades sobre a Rainha Elizabeth II)

 

Chá para dois

Quando ela está em Londres, a Rainha encontra-se com o Primeiro Ministro toda terça-feira. Durante seu reinado, a Rainha Elizabeth II teve encontros com nada menos que 10 Primeiros Ministros, de Winston Churchill a Margaret Thatcher, passando por Tony Blair até o atual David Cameron. Dá pra imaginar quanto chá foi servido nesse tempo?

Entrega especial

Royal Family Telegram 300x200 15 curiosidades sobre a Família Real Britânica

Quem disse que a Rainha não é ocupada? Dizem os registros que ela já emitiu mais de 110 mil telegramas para pessoas que completam 100 anos de idade e 520 mil telegramas para casais que comemoram bodas de diamante.
E pensar que em 1917, apenas 7 homens e 17 mulheres receberam seus telegramas congratulatórios; 90 anos depois, em 2007 o número chegou a 8.439.

Feliz Aniversário (de novo)!

Não é qualquer um que pode comemorar seu aniversário duas vezes por ano – mas ela pode! A data oficial é 21 de abril (ela completa 85 anos em 2011), quando há apenas uma comemoração privada. Já no segundo sábado de junho, há uma cerimônia pública, chamada “Trooping the Colour”, onde ela passa em revista as tropas, seguida por um desfile aéreo.
Todo tipo de presente já foi dado à Rainha, de jaguares a bichos-peguiça – que são destinados ao zoológico de Londres – até coisas no mínimo curiosas como um abacaxi, uma caixa de conchas de caramujo, 7kg de camarão e alguns ovos…

Dona da guerra

Como Líder das Forças Armadas, a Rainha tem o poder de declarar guerra e paz, ainda que possa exercer este poder sob orientação dos ministros. Como Princesa Elizabeth, ela integrou-se ao Serviço Territorial Auxiliar em 1945 e tornou-se a primeira mulher membro da Família Real ativa em tempo integral nas Forças Armadas. E você pode até nunca ter visto, mas a Rainha sabe dirigir. Foi durante o Exército que ela aprendeu!

Royal Family Garantia 225x300 15 curiosidades sobre a Família Real BritânicaSob medida pra Rainha

Empresas que fornecem produtos ou serviços para a Rainha, o Duque de Edimburgo ou o Príncipe de Gales por um período mínimo de cinco anos consecutivos ganham um selo de Garantia Real, além de uma marca de reconhecimento. Só assim as empresas podem usar o lendário “By Appointment” e o Brasão Real de Armas do Reino Unido em seus produtos.

Visitas Reais

A Rainha recebe mais de mil convites todo ano. Claro que seria impossível para ela aceitar a todos, por isso outros membros da Família Real podem ser chamados para comparecer em seu lugar. A Família Real recebe e responde 100 mil cartas todo ano e, no geral, comparece a cerca de 2 mil compromissos oficiais no Reino Unido e no exterior.

Furando a fila na imigração

A Rainha não precisa ter um passaporte britânico. Uma vez que os passaportes são emitidos no nome de Sua Majestade, ficaria um tanto estranho destinar a ela própria um documento em seu nome, certo?

Os cisnes são meus!

Royal family cisnes 300x225 15 curiosidades sobre a Família Real Britânica

A Coroa é dona de todos os cisnes-brancos do Reino Unido. Como? Desde o século 12 que as aves eram as favoritas em jantares e banquetes. O direito de propriedade ainda existe hoje para todos os cisnes em mar aberto mas, na realidade, é exercido pela Rainha apenas em algumas partes do Rio Tâmisa. E, claro, que não são servidos mais no jantar!

Deus salve a Rainha!

A letra e música do Hino Nacional britânico permanecem anônimas. Datada do século 17, a canção espalhou-se durante um período de clamor patriótico, então nunca se soube da autoria de sua versão original. Há muitos versos, mas apenas seu primeiro costuma ser entoado.

Royal Family Diamond Jubilee 216x300 15 curiosidades sobre a Família Real BritânicaJubileu de Diamante

Qualquer designer morreria pela honra de ter criado o emblema oficial que celebrará os 60 anos de coroação da Rainha em 2012. Mas tal honraria coube a uma menininha de 10 anos de idade! Katherine Dewar, de Chester, ganhou um concurso oficial (organizado pela BBC) e teve sua ilustração escolhida para marcar as comemorações do Jubileu de Prata. Nada mal para começar o currículo!

Rosto histórico

A imagem da Rainha no selo postal britânico é a obra de arte mais reproduzida da história. Arnold Machin criou a image de Sua Majestade em 1967 e permance irretocada, com mais de 200 bilhões de exemplares produzidos até hoje. Naquele tempo, a grande maioria dos britânicos nunca havia visto seu Rei ou Rainha, então ter o rosto do monarca em moedas, notas e selos era uma ferramenta para espalhar sua popularidade, especialmente antes do advento da TV.

Religião

Nenhum Católico Romano, ou ninguém casado com um Católico Romanopode segurar a Coroa Inglesa. É dever da Soberana jurar manter sempre a Igreja da Inglaterra.

Bandeiras ao vento

royal family flags 300x117 15 curiosidades sobre a Família Real Britânica

O Estandarte Real é a bandeira que representa a Soberania e o Reino Unido. É ela que fica hasteada quando a Rainha está em casa, em quaisquer dos Palácios Reais, no carro de Sua Majestdade em viagens oficiais e em aviões oficiais (quando no solo).

Não confundir o Estandarte Real (Royal Standard) com a Union Jack, que é a bandeira conhecida da Inglaterra. Esta é a que fica normalmente sobre o Palácio de Buckingham, marcando que a Rainha não está em casa. Diferente da Union Jack, o Estandarte Real nunca é hasteado em meio mastro para indicar morte, pois sempre há um Soberano no trono – um novo monarca sucede imediatamente seu predecessor.
A Rainha também tem sua bandeira pessoal – e esta não inclui o Reino Unido. Consiste da inicial “E” com a Coroa Real e um buquê de rosas. Os filhos da Soberana também têm bandeiras personalizadas.

As Joias da Coroa

Durante a Segunda Guerra, as Joias da Coroa foram escondidas em um lugar secreto, que até hoje nunca foi revelado. As Joias são tesouros adquiridos pelos reis e rainhas ingleses desde 1660. Muitas são usadas em coroações e cerimônias.

Ultrapassada? Tecnológica, isso sim!

Acredite ou não, a Rainha enviou seu primeiro email em 1976, de uma base do Exército. Apesar de ter a fama e imagem de relíquia ultrapassada, não dá pra negar o apreço da Monarquia Britânica pelo avanço tecnológico. Sua Majestade lançou o primeiro site oficial do Palácio de Buckingham em 1997 e desde então a Monarquia está sempre ligada nas novidades que aparecem. Basta checar, por exemplo, a página do Facebook, o perfil do Twitter, o ábum do Flickr e até o canal do YouTube (onde houve a transmissão ao vivo da cerimônia do casamento do princípe).

E para quem achou que a cerimônia foi bonita, não viu os ensaios do Casamento Real – estes sim realmente divertidos:

 

Gostou? Veja também:

 

Um agradecimento especial pelas fotos do flickr para Jon´s Pics, stev.ie, Zan Wheelock, googlisti, David Spenderthekeithhall.

6 Comentário(s) deste post

  1. naNA diz:

    MANEIRO O CASAMENTO VAI VIRAR MODA RSRS..

  2. Getuite Biz Hrabal diz:

    Eu tenho 81 anos. Desde pequena, acompanho tudo o que diz respeito á Familia Real Britânica. Já estive em Londres especialmente para ver alguem da familia, mas só vi a Princesa Diana, dirigindo um carro vermelho, entrando no palacio Real, em frente ao monumento da Rainha Viotoria. adorei, e comecei a gritar: Olhem a Diana!!!!!!!!!!(sou brasileira , com muito orgulho)

  3. xand diz:

    eu vi um filmi da familia dos romanofis e achei enteresante.

  4. yara fernanda diz:

    nossa esse video é muito loco cara

  5. Sarah Eloiza diz:

    eu acho essa realeza uma bosta na boa’– eles só penssam esbanjar jois e dinheiro e palácio e nem se preocupa com as pessoas olha já vi realeza melhor viu afff vão catar coquinhos ‘—

  6. Thainara costa diz:

    Eu gosto dessas coisas de realeza,e bacana e interessante sou fanatica em historias de realeza de geracoes.

7 Trackback(s) deste post

  1. Os Melhores Albergues Em Londres: O Guia de Acomodação | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] * 15 Curiosidades sobre a Família Real Britânica [...]

  2. Verão em Londres: As Melhores Dicas! | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] * 15 curiosidades sobre a Família Real Britânica [...]

  3. Pontos Turisticos Da Inglaterra: Museus Grátis De Londres! | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] 15 curiosidades sobre a Família Real Britânica [...]

  4. Olimpíadas 2012 em Londres: TUDO sobre os ingressos! | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] 15 curiosidades sobre a Família Real Britânica [...]

  5. Atrações Turísticas em Londres: Como Comprar Ingressos Mais Baratos | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] 15 curiosidades sobre a Família Real Britânica [...]

  6. Rainha da Inglaterra: 10 fatos e curiosidades | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] 15 curiosidades sobre a Família Real Britânica [...]

  7. Londres 2012: Visitar Londres e Grã-Bretanha em 2012 vai ser impedível! | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] 15 curiosidades sobre a Família Real Britânica [...]

Deixe um comentário