Guia de Viagem em Portugal: Lisboa

Qua, Jun 20, 2012

. Publicado por: Rodrigo Dos Santos

Portugal é um dos destinos europeus com maior presença de brasileiros. Seja pela facilidade da língua, pela cultura próxima, os preços acessiveis ou até pelo fascínio pelo bacalhau, são mais de 100 mil brasileiros vivendo em terras lusitanas, além dos milhares que visitam todo ano.

Nossa amiga Giuliana Wolf, do blog Viagem Tipo Exportação, paulista que mora no Porto, dá uma ajuda para quem prepara uma viagem para Portugal, mas não sabe quais cidades incluir no roteiro. São 5 partes: Lisboa, o Porto, Coimbra & Vale do Rio Douro, o Algarve, e também dicas e curiosidades sobre os hábitos portugueses.

lisboa Guia de Viagem em Portugal: Lisboa

Apesar de não ser um país tão grande, Portugal possui cidades muito características, com palácios, museus, queijos e vinhos próprios, que sempre despertam interesse nos viajantes e orgulham os moradores. Abaixo, um guia para quem planeja uma viagem a Portugal. Começando com a capital.

 

LISBOA

Por ser capital, obviamente, oferece um número muito grande de opções culturais, gastronômicas e noturnas. Durante o dia, é indispensável fazer um passeio a pé, iniciando pela Baixa, no bairro Chiado. Saindo na estação de metrô de mesmo nome, encontrará logo uma praça, da qual sai uma rua fechada somente para pedestres. O caminho intercala cafés antiquíssimos com lojas de grifes internacionais.

Lisboa Elevador Santa Justa Guia de Viagem em Portugal: Lisboa

Vá descendo e logo encontrará o Elevador de Santa Justa. Se continuar, alcançará um dos principais pontos da cidade, a Praça D. Pedro IV, com cafés e restaurantes típicos, pastelarias e lojas especializadas em queijos e vinhos de várias partes de Portugal.

Vá caminhando pela Rua Augusta, e verá um grande arco, o Arco do Triunfo. Aos fins de semana, abaixo dele, há uma feirinha artesanal, com colares, brincos, bolsas e artigos de decoração. Então você já terá chego ao Terreiro do Paço. Dalí pode seguir para o Castelo de São Jorge, à esquerda, ou para Belém, à direita.

Conhecer os famosos e tão adorados Pastéis de Belém é algo indispensável. Pode-se chegar à Belém de ônibus, a partir do Terreiro do Paço são cerca de 20 minutos, e ali perto está também a Torre de Belém, o Museu Nacional de Arqueologia e o Mosteiro dos Jerônimos. Este último com certeza será avistado já de longe, devido sua grandeza e imponência. A entrada, se comprada em conjunto com a da Torre, fica por 10 Euros; se separada, por 7. Reserve meio dia para passear em ambos e desfrutar dos jardins que existem entre eles.

Lisboa Pastel de Belem Guia de Viagem em Portugal: LisboaDurante a noite, o Bairro Alto e o Chiado oferecem tanta vida quanto se possa ver. São ruelas que abrigam bares e restaurantes a se perder de vista! Comece subindo pela Rua do Norte, e vá se perdendo até chegar à Rua da Atalaia. Aí está o núcleo com infinitos bares, se atente para o detalhe de que, a maioria não cobra entrada e os preços das bebidas mudam drasticamente de um bar para o outro. É possível encontrar o mesmo meio litro de cerveja por 5 euros, e um pouco mais a frente, por 1 euro. Dificilmente alguém sairá insatisfeito, pois os estilos musicais dos bares vão desde voz e violão, até música mexicana, passando por fado, rock e MPB. Os restaurantes oferecem comida tradicional portuguesa, ou até uma versão contemporânea desta, além de inúmeras cozinhas internacionais.

Todo o tipo de gente se mistura por essa região e até que o dia clareie, pode-se ver australiano que está fazendo um ano de mochilão pela Europa, dançando música brasileira com alemão aposentado. Um diferencial da noite de Lisboa, aliás, é que facilmente encontramos música ao vivo, coisa tão comum no Brasil, mas pouco frequente em outras cidades de Portugal.

Como chegar

A companhia low cost Easyjet opera em Lisboa, além de Faro, Madeira e Porto. Também opera na Espanha, Suíça, Alemanha, Inglaterra, Dinamarca e Itália, o que facilita a conexão com outros pontos da Europa.

Além disso, cinco estações de trem servem a cidade. São elas:

  • Estação do Oriente: esta é a mais moderna estação, e lá há também saída de ônibus. Fica a cerca de 10 minutos do aeroporto de Lisboa.
  • Lisboa Estacao do Oriente 300x225 Guia de Viagem em Portugal: LisboaEstação Santa Apolônia: daqui é que saem a maioria dos trens internacionais, e para o Norte (Porto e Coimbra).
  • Estação Entrecampos: também estação de metrô, aqui há saída de trens destinados ao sul de Portugal. Uma viagem até Faro custa, em média, 30 Euros e leva 5 horas.
  • Estação Rossio: localizada próxima à Praça Dom Pedro IV, daqui partem os trens regionais que vão à cidades próximas. Uma viagem de uma hora pode custar apenas 3 Euros, como uma ida à Sintra, por exemplo.
  • Estação Cais do Sodré: próxima ao Terreiro do Paço, outros trens regionais saem daqui, com destino à Cascais, Algés, Évora, entre outros, por preços tão baixos quanto o listado acima.

Onde ficar

Lisboa é reconhecida pela alta qualidade de seus hostels, albergarias e pensões. Estão entre as com mais alta avaliação por parte dos clientes, e são frequentemente premiadas entre as melhores da Europa e do mundo.

Veja hostels em Lisboa, com diárias a partir de 9€/R$ 24.

 

Gostou? Leia também:

 

Um agradecimento especial pelas fotos do flickr para Veronique DebordMichael Sonnabendkawanet e Morgaine.

1 Comentário(s) deste post

  1. Roque diz:

    Gostei da publicação, parabéns!

10 Trackback(s) deste post

  1. Guia de Viagem em Portugal: Porto | HostelBookers (PT) Blog diz:

    […] prepara uma viagem para Portugal, mas não sabe quais cidades incluir no roteiro. São 5 partes: o primeira foi sobre Lisboa. Depois seguem Porto, Coimbra & Vale do Rio Douro, Algarve, e também dicas e curiosidades […]

  2. Guia de Viagem em Portugal: Coimbra & Vale do Rio Douro | HostelBookers (PT) Blog diz:

    […] para Portugal, mas não sabe quais cidades incluir no roteiro. São 5 partes: o primeira foi sobre Lisboa, e a segunda sobre o Porto. Agora segue Coimbra & Vale do Rio Douro, depois o Algarve e, por […]

  3. Guia de Viagem em Portugal: Algarve | HostelBookers (PT) Blog diz:

    […] para Portugal, mas não sabe quais cidades incluir no roteiro. São 5 partes: o primeira foi sobre Lisboa, depois sobre o Porto, sobre Coimbra & Vale do Rio Douro, agora o Algarve e, por fim, […]

  4. Guia de Viagem em Portugal: Diferenças e Curiosidades no Idioma | HostelBookers (PT) Blog diz:

    […] para Portugal, mas não sabe quais cidades incluir no roteiro. São 5 partes: o primeira foi sobre Lisboa, depois sobre o Porto, sobre Coimbra & Vale do Rio Douro, sobre a região do Algarve e, […]

  5. Festival Chocolate Óbidos 2012 | HostelBookers (PT) Blog diz:

    […] Guia de Viagem em Portugal: Lisboa […]

  6. O Que Fazer Em Lisboa: 48 Horas No Centro De Lisboa | HostelBookers (PT) Blog diz:

    […] Guia de Viagem em Portugal: Lisboa […]

  7. Os melhores albergues de Portugal: a voz dos usuários | HostelBookers (PT) Blog diz:

    […] Guia de Viagem em Portugal: Lisboa […]

  8. O Porto em fotos: os mais belos pontos turísticos | HostelBookers (PT) Blog diz:

    […] Guia de Viagem em Portugal: Lisboa […]

  9. Portal das Curiosidades | O teu portal de conhecimento online… diz:

    […] Fonte: Hotelbookers […]

  10. 20 Imagens para se Apaixonar por Lisboa | HostelBookers (PT) Blog diz:

    […] Guia de Viagem em Portugal: Lisboa […]

Deixe um comentário