10 coisas grátis para fazer em Nova York

Dom, Mai 5, 2013

. Publicado por: Rodrigo Dos Santos

Lar de atrações mundialmente famosas como a Estátua da Liberdade, Empire State Building, Central Park e a Times Square, a cidade de Nova York é certamente um dos destinos turísticos mais populares do mundo.

No entanto, mesmo que você possa ficar em um hostel em Nova York - pagando muito menos que o preço de um hotel – uma viagem para NYC pode ser cara – especialmente para quem a visita pela primeira vez.

Pensando nos mochileiros que pensam em ir pra lá com um orçamento mais econômico, organizamos uma listinha de coisas grátis para fazer em Nova York, para que você possa aproveitar a Big Apple sem ter que estourar a conta no banco.

Para saber ainda mais sobre a cidade, veja nosso Guia de Viagem – Nova York.

 

1. Tome um banho de cultura nos museus

Para os fãs de cultura, Nova York é um prato cheio. O que não falta são excelentes museus, galerias de arte e exposições. Galerias renomadas como a Guggenheim certamente valem uma visita, mas vão lhe custar algumas dezenas de dólares, o que pode atrapalhar seu orçamento.

NYC MoMA 10 coisas grátis para fazer em Nova YorkPara ajudar você a economizar para fazer aquelas comprinhas na Bloomingdale´s ou tentar aquele ingresso para ver os Knicks, a dica é pesquisar sobre os dias e horários gratuitos dos museus.

Um dos mais legais é o Museu de Arte Moderna (MoMA), que abre as portas gratuitamente para o público às sextas-feiras, entre 16h e 20h. Algumas galerias super bacanas como Gagosian Uptown, PaceWildestein e Canada Gallery são sempre gratuitas, assim como o interessante Museu da Imigração, em Ellis Island.

Agora para um verdadeiro show gratuito de cultura, a dica é programar a visita para junho, quando acontece o Museum Mile Festival. Em 2013, será dia 11 de junho (entre 18h e 21h), quando 10 museus da 5ª Avenida abrem suas portas de graça para os visitantes. São eles: Museum for African Art, El Museo del Barrio, Museum of the City of New York, The Jewish Museum, Cooper Hewitt/National Design Museum/Smithsonian Institution, National Academy Museum and School of Fine Arts, Solomon R. Guggenheim Museum, Neue Galerie New York, Goethe-Institut/German Cultural Center e The Metropolitan Museum of Art. Tem ainda música ao vivo, exibições especiais, atividades para crianças e o tráfego é fechado na 5ª Avenida.

 

2. Banque o Indiana Jones no Alley Pond Park

Se seu espírito aventureiro está em alta, ele pode sim ser posto em prática em Nova York! No Alley Pond Park, no Queens, um “curso de aventura” vai divertir a família toda (qualquer um acima de 8 anos). Você pode escalar muros de pedras, andar na corda bamba, fazer tirolesa ou até ser jogado de uma catapulta humana!

NYC free tirolesa 10 coisas grátis para fazer em Nova YorkDiversão total! E tudo de graça. Mas é preciso chegar cedo, já que o esquema é por ordem de chegada, com cada sessão para até 40 pessoas. As sessões acontecem aos domingos, às 10h e 13h30, entre maio e novembro (conforme condições climáticas adequadas). Não é preciso registro antecipado, sendo que as inscrições são no dia, a partir das 9h e depois às 13h. Grupos muito grandes podem ser recusados.

Se ficar balançando a 15 metros de altura não é muito a sua praia, então o Parkhouse no Nelson A. Rockefeller Park pode ser outra boa opção para uma diversão ao ar livre. Apenas com um documento de identidade, você terá acesso a um monte de esportes e jogos para participar à vontade, de ping-pong a frisbees, até raquetes de badminton e bastões de lacrosse.

 

3. Faça uma boquinha na faixa

Depois de tanta atividade, bem provável que você fique com uma fome danada. Há muitas opções de lugar barato para comer em Nova York, e geralmente com porções de tamanho bem farto. Mas pra que pagar se você pode ter de graça, não é mesmo?

NYC free rodeo bar 10 coisas grátis para fazer em Nova YorkDe bares a mercados de rua, o segredo é vasculhar! Se você quer alguma coisa grátis pra comer enquanto toma uma cerveja, então o Rodeo Bar na 3ª Avenida com a Rua 27 é uma boa opção para o happy hour. Qualquer bebida comprada durante o happy “hour” (muito generoso, por sinal – das 16h às 21h todos os dias), dão direito a nachos com queijo ou asinhas de frango – tempo mais do que suficiente para forrar o estômago!

Outra dica é ir até a Macy’s Herald Square em qualquer terça, quinta ou sábado, sentar e relaxar enquanto um chef profissional prepara seus quitutes na Cellar Kitchen. As demonstrações costumam durar só uma hora, então é bom chegar cedo (antes das 13h) para garantir lugar. Afinal, é comida de graça e ainda de primeira!

 

4. Ganhe um “makeover” em uma loja de departamentos

nyc free bloomingdales 10 coisas grátis para fazer em Nova YorkFato que alguma parte de sua viagem será gasta em comprinhas. Com tanta loja de departamentos de primeira classe em Nova York, vai ser quase impossível não acabar gastando em uma delas. Mas, dá para, digamos, ir à deforra. Você pode, por exemplo, ter um pouco do seu gasto “recompensado”, aproveitando os “trunk shows” de estilistas que vão à cidade promover sua linha de roupas ou maquiagem, oferecendo limpezas de pele, massagense e verdadeiras “transformações”.

Saks Fifth Avenue e Bloomingdale’s frequentemente oferecem tais promoções, então se você tiver mesmo sorte, sua visita pode concidir com uma festinha envolvendo um monte de canapés e coqueteis bacanas. Geralmente, se você ver menção de um DJ na programação, é um bom indicador que algo legal poderá estar acontecendo por lá.

 

5. Tome uma cerveja grátis num bar bacana

Enquanto manicures e limpezas de pele na Bloomingdale’s podem ter pouco apelo para os rapazes em Nova York, tomar uma cerveja de graça e em alguns dos melhores bares da cidade, as chances são bem maiores.

nyc free mercury bar 10 coisas grátis para fazer em Nova YorkDiversos bares oferem drinques gratuitos em diferentes noites da semana, mas a chamada “Meet the Brewer” nas noites de terça do Bierkraft no Brooklyn (5ª Avenida entre Berkley Place e Union Street) está entre os hits da cidade. A partir das 19h, você pode provar até seis tipos de cervejas de cervejarias convidadas e aprender um pouco mais sobre o que você está bebendo. O bar é ótimo por si só, e serve uma variedade de comida pra lá de decente, incluindo uns bons petisquinhos que acompanham suas degustações.

Às quartas, o Mercury Bar na 3ª Avenida (entre as Ruas 33 e 34), dedica uma hora (das 20h às 21h) para as moças, com coqueteis de graça! Rapazes, lamentamos em informar mas vocês terão que pagar preço normal – mas, boa notícia, os preços são bem razoáveis e há telões espalhados com esportes passando direto!

 

6. Dê boas risadas com shows gratuitos de comédia

Comédia é algo que os americanos fazem de melhor. Os shows de stand-up comedy são um clássico para quem vai a Nova York e diversos são os clubes que oferecem noites gratuitas.

nyc free comedy 10 coisas grátis para fazer em Nova YorkASSSSCAT 3000 sempre tem alguma estrela famosa do Saturday Night Live e 30 Rock, e certamente serão duas ou três horas de muita diversão no Upright Citizens Brigade Theatre. Você tem que chegar cedo para conseguir ingresso para o show dos domingos às 21h30 – as entradas gratuitas são distribuídas a partir das 20h15, mas tem gente fazendo fila bem antes.

As apresentações do Whiplash, também no Upright Citizens Brigade Theatre, são às segundas, 23h, e bem menos lotadas. O lendário comediante Leo Allen é o anfitrião do show, que geralmente surpreende a plateia com alguns dos principais nomes do circuito de stand-up aparecendo por lá.

 

7. Aprenda a dançar no Dance Manhattan

nyc free Dance 10 coisas grátis para fazer em Nova YorkSe o seu negócio é mexer as cadeiras, não perca essa! Dance Manhattan é uma das mais prestigiadas escolas de dança de Nova York, e palco de treinamento de alguns dos melhores dançarinos contemporâneos do país.

Uma vez por mês, eles abrem as portas para o público, oferecendo aulas de dança gratuitas, seguidas por uma festa e uma performance da escola de dança.

A data dessa noite especial varia todo mês, então é preciso checar o site do Dance Manhattan para os destalhes e como participar.

 

8. Assista Shakespeare de graça em um estacionamento!

NYC free shakespeare 300x128 10 coisas grátis para fazer em Nova YorkQuando Shakespeare escreveu Romeo e Julieta ou Hamlet não havia carro muito menos estacionamento. Mas isso esse é exatamente o ambiente que você terá com a turma do Shakespeare in the Parking Lot. É um jeito totalmente diferente de assistir a uma peça do bardo inglês em plena Nova York, mais precisamente em um estacionamento do East Side na Rua Broome. Certamente vale dar uma olhada (de quinta a sábado, 20h). Dá pra levar cadeira ou, se chegar cedo, conseguir um lugarzinho por lá mesmo.

 

9. Veja um filme no Museu de Arte Moderna

O Museu de Arte Moderna (MoMA) talvez não seja o primeiro lugar que você pensa para assistir a um filme, e certamente não vai estar exibindo o último blockbuster de Hollywood. Mas se você é um cinéfilo ou tá de bobeira numa sexta à tarde, pode valer a pena.

nyc free filmmoma 10 coisas grátis para fazer em Nova YorkO MoMA exibe filmes de todo o planeta, geralmente sob algum tema ou mostra, e com foco em filmes de menor apelo popular (ou seja, mais difíceis de encontrar em outros cinemas). Mas não se engane: mesmo sendo títulos um tanto  mais“obscuros”, as sessões gratuitas das sextas-feiras esgotam rapidinho.

O “ingresso” deve ser retirado entre 16h e 20h. As filas tendem a diminuir lá pelas 18h, mas aí pode ser tarde. Vale sim chegar cedo, até porque o próprio museu está aberto gratuitamente neste horário, e vai ocupar bem o seu tempo antes de o filme começar.

 

10. Dê uma volta pela Brooklyn Bridge

Não são todas as super atrações de Nova York que custam dinheiro. Um passeio pelo lindo Central Park não custa nada, assim como uma volta pela nyc free brooklyn 10 coisas grátis para fazer em Nova YorkBrooklyn Beach de Manhattan para o Brooklyn.

A Brooklyn Bridge é certamente um must para quem visita Nova York. De lá tem-se algumas das melhores vistas da cidade, de dia ou de noite.

Você pode combinar seu passeio pela ponte com uma volta pelo calçadão de quase 5km na Coney Island, que também é gratuito. O que não dá pra garantir é que você não vai sentir fome e ter que abrir o bolso para comprar um delicioso hot dog do Nathan´s no caminho de volta pela ponte!

 

Há muitas e muitas coisas gratuitas para ver e fazer em Nova York. A dica básica é ficar sempre de olhos e ouvidos atentos porque sempre tem alguma coisa acontecendo em algum lugar – afinal é a cidade que nunca dorme!

Mais duas dicas:

* Peça um cartão de descontos no balcão de informações da Macy’s, para ter 20% nas compras como cidadão não-americano.

* Siga o NYCGO, o portal oficial da cidade, no Twitter e no Facebook, agora com canais exclusivos em português, o que é sempre uma mão na roda.

 

Procurando estadia barata na cidade? Dá uma olhada nas melhores bairros de Nova York para se hospedar e também na nossa variada lista de albergues em Nova York.

 

Gostou? Veja também:

 

 

Um agradecimento especial pelas fotos do flickr para eschipulziptheusaflickr4jazzloop_ohMirka23chrisbastian44mockstarAllie_Caulfield.

9 Comentário(s) deste post

  1. Maria diz:

    Estou pensando em ir para Nova York e encontrei o seu artigo muito interessante, também li esta informação http://viagemhoje.com/o-que-fazer-em-nova-york.html e eu finalmente ir para férias em Nova York! Muito obrigada, espero aproveitar muito minhas jornadas como você!

  2. Manuela diz:

    Oii, achei super interessante este blog. Pretendo viajar este ano no mes de agosto a partir do dia 15, para os EUA e quero fazer uma semana em NY e uma em Orlando, então galera que pretende viajar na mesma data me mande um e-mail para alvmanuela@hotmail.com assim combinamos para passear juntos em NY.
    Manuela

  3. paloma santos diz:

    nova york e uma cidade bem estruturada com muitos pontos turistico e o mais importante e uma cidade livre e demais

  4. Tania diz:

    Ju, tudo bem?Cancun e9 uma deledcia, nf3s adoramos!Bom, o tempo em jinearo estava f3timo de dia muito sol, mas venta muito e a noite fresquinho como toda praia!Pode ir tranquila que frio vocea ne3o ira pegar la.E quanto aos pree7os da para comprar tranquilo. Refiz todo meu estoque de make e ne3o gastei muito!Comprei bolsa, sapato, roupas e valeu muito a pena. Peguei a Zara com colee7e3o de inverno e tudo na promoe7e3o! Pensa a festa rsrsBeijoss

  5. Juarez Vidotto diz:

    Vou para NY em novembro com a família. Achei as dicas muito importantes, pois, como ninguém gosta de rasgar dinheiro, as opções gratuitas são sempre muito bem-vindas. Serão muito úteis pra mim. Parabéns pela iniciativa isso ajudará muitas pessoas. Obrigado.

  6. Ana Oliveira diz:

    Iniciativa muito interessante , inteligente mesmo para valorizar nosso dinheiro , e ainda voltar com mais compras .

  7. Dayse diz:

    estive em N.york e gastei muito com passeios, da próxima vez seguirei este conselhos…

  8. sara diz:

    Olá, adorei seu post, vou para ny em janeiro e esse artigo vai me ajudar muito!
    Gostaria de saber se vc tem alguma informação de cursos rápidos (de no máximo 3 dias) oferecidos ao público, na área de negócios, como oferecem no Brasil.
    Beijoss

  9. ofélia vieira rodrigues diz:

    PARABÉNS PELO BLOG!!!! SE MINHA PAIXÃO ERA CONHECER NOVA YORK … DEPOIS DE LER ESSAS DICAS … AGORA MESMO É QUE JÁ ME VEJO NA CIDADE QUE NUNCA DORME… PRETENDO VISITÁ-LA EM BREVE E ESSAS DICAS CAIRAM COMO LUVA… AMEI…. AMEI…..!!!!!!

10 Trackback(s) deste post

  1. Onde Ficar Em Nova York: Dicas e sugestões | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] * 10 Coisas Grátis para fazer em Nova York [...]

  2. O que fazer nos EUA: Nova York, Orlando, San Diego, San Francisco e Washington | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] * 10 Coisas Grátis para fazer em Nova York [...]

  3. Twitted by _turismo diz:

    [...] This post was Twitted by _turismo [...]

  4. Natal em Nova York - Ano Novo em Nova York | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] * 10 coisas grátis para fazer em Nova York [...]

  5. Reveillon 2012/2012 Nova York: dicas e lugares para curtir a festa | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] * 10 coisas grátis para fazer em Nova York [...]

  6. Guia de Compras em Nova York: as melhores lojas e lugares para comprar | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] 10 coisas grátis para fazer em Nova York [...]

  7. Tudo Sobre Os Estados Unidos: Em Viagem | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] deixe também de conferir: 10 coisas grátis para fazer em Nova York; um Guia de Compras em NovaYork e também dicas dos bairros onde se hospedar em Nova [...]

  8. presente de grego diz:

    [...] texto retirado de Blog-pt.hostelbookers.com [...]

  9. Nova York: Dicas de Passeios Econômicos | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] 10 coisas grátis para fazer em Nova York [...]

  10. Top 10 Artigos de Viagem - Blog HostelBookers em Português | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] 8. 10 coisas grátis para fazer em Nova York [...]

Deixe um comentário