Viagem para a Neve com Crianças: Dicas de Roteiros e Cuidados

Qui, Jun 14, 2012

. Publicado por: Rodrigo Dos Santos

Neve Criancas banner2 Viagem para a Neve com Crianças: Dicas de Roteiros e Cuidados

A nossa amiga Ana Amaral, do blog Mãe Mochileira, Filho Malinha, nos conta um pouco de suas aventuras pela neve com a família. São duas partes: a seguir, você vê as dicas dela sobre como escolher o destino e se preparar para a aventura com os pimpolhos. Na segunda parte, veja mais detalhes sobre as estações de esqui da América do Sul, especialmente as do Chile.

 

Levar as crianças para ver a neve é um sonho que todo a maioria dos pais tem. E nem precisa ser criança para se encantar ou sonhar com a neve. Inspirada desde pequenos pelos filmes e desenhos natalinos, a construção de um boneco ou de uma animada ” guerra” de neve povoam o imaginário de muita gente, mesmo depois de adultos. E levar a familia para realizar esse sonho pode ser muito divertido e inesquecivel, porém requer cuidados.

Escolhendo o destino

O primeiro cuidado é, sem dúvida, a escolha do local para a realização desse sonho. Existem muitas opções nevadas, para todos os gostos e bolsos.

Valle Nevado2 Viagem para a Neve com Crianças: Dicas de Roteiros e CuidadosPerto do Brasil, temos opções mais baratas, e nem por isso menos lindas e divertidas nos nossos vizinhos Chile e Argentina. Para os que querem ir, ou estão mais longe, opções não faltam na Europa, Estado Unidos e Canadá.

Mas nossos “hermanos” não fazem feio, e o Valle Nevado, Farellones e El Colorado (todos no Chile) e Las Leñas e Bariloche (na Argentina), entre outros, estão repletos de atrações para a familia toda, com a facilidade dos baixos preços de passagens aéreas, a não-necessidade de visto e passaporte para os brasileiros ,e preços mais acessiveis de hospedagem e diversão.

Escolha também de acordo com sua disponibilidade para viajar, lembando que a época de neve varia de um país para outro. Programe-se com antecedência e evite trapalhadas com as estações.

Quem vai te levar para a neve?

Definido o local, escolha com o mesmo cuidado a empresa que vai te levar até às montanhas e à neve. Uma boa equipe que conheça o local e lhe transmita segurança e dominio no assunto é fundamental. Existem diversas delas. Pergunte, peça dicas de quem já foi com a empresa escolhida e questione sobre segurança (equipamentos pessoais, do veiculo etc).

Sempre viajo sozinha, sem fechar com pacotes turísticos, pois assim fico mais livre pra fazer meu roteiro, sem falar que é bem mais econômico. Mas subir as montanhas não aconselho ir sozinho.

Quando estavámos em Santiago do Chile, decidimos  depois de  uns quatro dias na cidade, ver a neve… as três maiores estações de esqui chilenas ficam na Cordilheira dos Andes, sendo El Colorado, Farellones e a famosa Valle Nevado (esta no topo das montanhas – a mais alta, mais famosa e mais cara). As estações são  estruturas com todo um aparato para receber turistas, que incluem hotéis, restaurantes e algumas lojas.

Valle Nevado Viagem para a Neve com Crianças: Dicas de Roteiros e Cuidados

A subida da cordilheira toda é longa: o trajeto todo do centro de Santiago até Valle Nevado, dura umas 2 horas em média. O caminho é muito perigoso. Você sobe a cordilheira como se fosse um “espiral”, contornando a montanha toda, em uma estrada que é muito, mas muito estreita e mão única, e com controlado por horários.

Por ser um caminho perigoso, eis a importância de fechar uma equipe segura e renomada. Essas equipes são empresas que cobram o traslado de ida e volta em vans, e também alugam roupas de frio, esquis, trenós etc. Porém lembrando que lá no alto, tudo isso também é encontrando nas estações, mas bem mais caro.

Essas empresas também precisam ter bons motoristas,experientes em subir as montanhas e os carros precisam ser novos e equipados. Carros comuns não são indicados para subir as montanhas, daí a ideia de alugar um carro e subir sozinho não ser recomendada em hipótese alguma.

Portanto, não tenha vergonha de perguntar: é um direito seu. Pergunte à empresa como eles agiriam em caso de algum acidente com algum participante do grupo, se no local escolhido existe atendimento médico, sobre a experiência dos funcionários – desde  o motorista que vai conduzir o veiculo até os demais integrantes. Segurança nunca é demais, principalmente quando se leva crianças junto no passeio.

Vestuário adequado

A etapa mais delicada de se ir à neve com crianças eu diria que me surpreendeu: as roupas. A disponibilidade de tamanhos diminutos não é muito grande e, sem elas, a brincadeira certamente ficará comprometida.

Luvas impermeáveis, óculos e botas no tamanho adequado são fundamentais, sob risco de estragar o passeio inteiro caso dedinhos fiquem congelando com luvas comuns, botas caindo dos pequenos pés e neve no rosto, bem como olhinhos irritados pela claridade excessiva.

guerra de neve em valle Nevado 2 300x225 Viagem para a Neve com Crianças: Dicas de Roteiros e Cuidados

Cheque antes com a empresa que você irá alugar o equipamento se tem tamanho adequado aos pequenos, reserve caso seja permitido ou, na melhor das hipóteses, compre. Apenas aviso que, se deixar para fazer isso nas montanhas, existe sim a possibilidade de não achar no tamanho adequado, e o preço é infinitamente mais caro lá em cima.

Geralmente nesses paises você encontra fácil os produtos para vender no inverno. Eu sugiro comprar dias antes do passeio na neve. Parece besteira, mas acredite: tivemos uma experiência péssima, pois não achamos luvas que se adequeassem ao tamanho do nosso pequeno nas lojas no alto das montanhas e, ao brincar com a neve, as luvas comuns ficam molhadas e congeladas rapidinho. Trocamos de luvas várias vezes (estava com vários pares na bolsa), e mesmo assim, a brincadeira ficou comprometida.

Agasalhe a criança ao máximo, por baixo da roupa impermeável: ela precisa estar bem aquecida literalmente dos pés à cabeça. Recomendo também um protetor labial aos mais sensíveis ao frio. A brincadeira na neve o dia inteiro faz com que as horas passem voando e a gente só percebe o estrago do frio e da claridade no fim do dia.

Medicamentos

Outra recomendação diz respeito a medicamentos. Sempre que se viaja com crianças, o ideal é levar sua pequena farmácia de casa, com medicamentos que a criança já esteja acostumada a tomar. Remédios para dor, febre, gripe ou uma possível queda ou pancada são fundamentais. Lembre-se que a mudança de clima e exposição intensa ao frio durante todo o dia pode deixar a criança meio gripada.

Nunca se espera utilizar, mas em uma necessidade, convém lembrar que a compra de medicamentos fora de seu país de origem sempre é complicada para estrangeiros, e às vezes a compra de uma simples aspirina só é feita mediante solicitação médica.

Diversão sem fim

Valle Nevado Chile 2 Viagem para a Neve com Crianças: Dicas de Roteiros e Cuidados

Cuidados tomados e essa etapa resolvida,só resta se divertir. Opções não faltam para as crianças: trenós, aulinhas de esqui infantil, cachorros de neve puxando trenós (dependendo do local), monitores em aulinhas de recreação, guerra de neve, bonecos, lindas paisagens, motos de neve, chocolate quente e por aí vai…

Pensando bem, é diversão para toda a familia e com certeza, com cuidados tomados, será um passeio inesqueciveil para  todos!

Leia mais sobre as estações de esqui no Chile e como funcionam os ingressos.

 

Gostou? Leia também:

 

Um agradecimento especial pelas fotos do flickr para AnneCNCast a Linerhutubia e zencohe,  e . As demais são da própria Ana Amaral.

5 Comentário(s) deste post

  1. Mãe Mochileira diz:

    Muito legal,espero que seja util e que ajude na diversão de muita gente!! Beijos! :)

  2. Thiago diz:

    Ola ana
    Vamos para o chile agora no fina de setenbro .
    Estavamos preocupados em levar o lorenzo que tem apenas 3 anos , mas depis de ler o seu post a coragem aumentou muito.
    Quantos anos tinha o seu pimpolho que foi ao chile .
    Obrigado e parabens pelo blog.

  3. Claudio diz:

    Qual a empresa para nos levar até as montanhas e a neve vocês indicariam?! Ou qual voc~es utilizaram, que acredito ter sido satisfatória!
    abs

    p.s.: ainda bem que achei esse espaço com dicas para o Chile, onde vamos com nossos dois filhos, Lucas (07) e Julia (04).

  4. carolina diz:

    ola, interessante seu blog.pretendemos viajar na primeira semana de setembro, com criancas de 3 e 5 anos, loucas p ver a neve. onde e + proveitoso, argentina ou chile? tem alguma pista q da p subir sem ser de carro, de teleferico ou algo do tipo, me livrando das curvas da subida(tenho labirintite)?agradeco a atencao!

  5. Udo diz:

    Muito legal as dicas, cuidados fundamentais com os filhos…

3 Trackback(s) deste post

  1. Melhores Albergues Em Buenos Aires & Bariloche | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] Antes de tudo, claro, não deixe de ver todos os cuidados e dicas para viajar comas crianças para a neve! [...]

  2. Viagem para Neve com Crianças: as Estações de Esqui no Chile | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] primeiro post, nossa amiga Ana Amaral, do blog Mãe Mochileira, Filho Malinha falou das dicas e cuidados para preparar uma viagem para a neve com as crianças. Agora, ela fala sobre as estações de esqui no Chile, que não deixam nada a dever para as [...]

  3. 7 destinos para curtir a neve na Europa | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] Viagem para a Neve com Crianças: Dicas de Roteiros e Cuidados [...]

Deixe um comentário