Como Tirar o Visto para EUA e Europa

Seg, Jun 25, 2012

. Publicado por: Rodrigo Dos Santos

De nada adiantar fazer mil contas para parcelar a passagem de avião e economizar ficando em albergues, se não se tem o básico: autorização para viajar, certo?

Visto Passaporte Como Tirar o Visto para EUA e EuropaEntão, para ter uma preocupação a menos e poder avançar com seus planos de viagens, HostelBookers explica agora, tintim por tintim, como é o processo para solicitar visto para os Estados Unidos e, se for o caso, visto para a Europa.

O trâmite pode ser um pouco longo e burocrático, mas é inevitável -a boa notícia é que tudo tende a ser simplicado e, quem sabe, até extinto no futuro próximo. Então leia com atenção, programe-se bem antes da viagem e comece a juntar a papelada. Vai, com certeza, valer a pena. Só não deixa de nos contar como foi a viagem depois!

Clique e escolha sua opção:

Visto Europa

Visto EUA

EUROPA

 

Passaporte

Deve ter validade adequada, obviamente. Então se for o primeiro, ou precisar ser renovado, faça-o em tempo hábil – pelo menos 30 dias antes da viagem e com o mínimo de 6 meses de validade futura. Faça cópias também e guarde consigo.

Passagens

Óbvio que é preciso apresentar a passagem de volta na Imigração, cuja data não pode ser superior a 90 dias depois da ida. Para períodos maiores, ou necessidade de estender enquanto já estiver fora, é preciso contactar a autoridade local para consultar os procedimentos.

Visto

Graças a um acordo com a União Europeia (Tratado de Schengen), a maioria dos países do continente não exige visto de turista do brasileiro – o acordo inclui também Islândia, Noruega e Suíça. A autorização de entrada e estadia por 90 dias é dada no desembarque no aeroporto, ao passar pela Imigração.

Vistos passaporte vistos Como Tirar o Visto para EUA e EuropaNo caso específico do Reino Unido, há um formulário extra (landing card) pra ser preenchido, além de uma entrevista (breve ou não) na hora da verificação dos documentos.

Sempre lembrando: o fato de o visto ter sido concedido, não garante a entrada no país. Se a Imigração desconfiar e encrencar, está na mão deles decidir seu futuro. Por via das dúvidas, carregue consigo os contatos do Consulado e Embaixada do Brasil nas cidades/países que vai visitar.

Comprovante de hospedagem

A confirmação da reserva e pagamento da estadia, para o período de permanência, é indispensável. Se o caso for de hospedagem com amigos ou parentes, é necessário uma carta-convite (original, na língua local e seguindo o padrão e modelo de cada país) – claro que o anfitrião tem que estar com situação legalizada no país.

Seguro-viagem

Os países europeus que assinaram o Tratado de Schengen exigem que o turista tenha um seguro de viagem com cobertura mínima de 30 mil euros para assistência médica por acidente ou doença.

Nos casos de viagens contratadas por agências, geralmente há um seguro básico incluído. Entretanto, é sempre recomendável contratar um seguro complementar, para garantir uma cobertura mais adequada (tipo uma assistência no seu idioma, por exemplo).

Carteira de motorista

Quem estiver pensando em fazer algum trajeto de carro durante a viagem, é sempre bom providenciar uma Permissão Internacional para Dirigir (PID), feita via Detran das capitais. Em geral, a carteira brasileira é aceita na maioria da Europa e nos EUA, mas é sempre bom prevenir – especialmente em caso de acidentes e imprevistos.

Bagagem

Visto Bagagem Como Tirar o Visto para EUA e EuropaDepois de Bin Laden, sua mala nunca mais foi a mesma. Não que você estivesse cogitando a ideia de carregar armas, entorpecentes ou produtos ilegais de qualquer tipo, certo? Fora isso, na bagagem de mão, não pode transportar objeto pontiagudo, cortante ou afiado que possa servir de arma.

Líquidos somente em frascos de no máximo 100ml cada, dentro de um saco plástico transparente e lacrado. Líquidos comprados nas lojas do DutyFree devem estar dentro da sacola da loja, lacrada pelo vendedor e acompanhada do recibo (o mesmo vale para os EUA).

 

Já vai planejar sua viagem? Saiba quanto custa mochilão Europa; como planejar viagens de trem Europa; onde curtir a neve na Europa; e, claro, economize ficando em hostels na Europa.

ESTADOS UNIDOS

 

Antes de mais nada, vale lembrar que nossos amigos de Portugal podem passar batido aqui: os sortudos podem ingressar e ficar tranquilamente pelos States por até 90 dias, sem precisar de visto!

Em visita recente ao Brasil, o presidente Barack Obama reforçou a ideia de extinguir a exigência de vistos tanto para os brasileiros nos EUA quanto vice-versa. A ideia seria apenas de o passageiro cadastrar os dados básicos da viagem pela internet, e com duração de dois anos.

Mas, enquanto a proposta não se concretiza, a regra é a seguinte: todo cidadão brasileiro necessita de um visto válido de entrada nos Estados Unidos da América. Isto inclui crianças e mesmo quem se encontra apenas em trânsito em um aeroporto nos EUA. Só quem  possui um passaporte de um dos países participantes do Programa de Isenção de Visto não precisará de visto para viagens a turismo, negócios ou trânsito (desde que o passaporte atenda aos requisitos exigidos pelo governo americano – saiba mais).

Passo a passo para o Visto (Visa)

|1| Determine que tipo de visto é apropriado para a sua viagem – consulte aqui.

  • Para turistas, é o visto B-2.

|2| Preencha o Formulário Online DS-160, não menos que dez dias antes de sua entrevista, neste endereço.

  • É o formulário que vai coletar e transmitir seus dados para o posto onde você será entrevistado.
  • Deve ser preenchido em inglês.

Vistos Passaporte Como Tirar o Visto para EUA e Europa

  • Você precisa determinar onde fará a entrevista – Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo ou Recife, conforme a proximidade de onde mora – confira seu consulado adequado e horários de funcionamento.
  • Seja o mais detalhado e correto possível. Você poderá revisar as informações antes de enviar.
  • Cuide para que a foto anexada seja de total acordo com o padrão exigido (mínimo de 600×600 e máximo de 1200×1200 pixels).
  • Qualquer erro, no entanto, poderá causar a suspensão da entrevista e esta só será marcada de fato quando todos os campos estiverem completos e corretos. Para outras dúvidas de como preencher o formulário, leia aqui.
  • Imprima sua página de confirmação do DS-160 em uma impressora laser.

 

|3| Agende sua entrevista e imprima sua confirmação de agendamento.

  • Importante: é obrigatório levar as duas páginas impressas no dia da entrevista: a da confirmação de preenchimento do DS-160 e a da confirmação do agendamento.

|4| Pague a taxa apropriada de solicitação de visto até cinco dias antes de sua entrevista em qualquer agência do Citibank.

  • A taxa para visto de turismo/negócios/estudantes/intercâmbio custa US$ 140 (R$ 280).

Vistos imagemConfirmacaoAgendamentoDS 160 Como Tirar o Visto para EUA e Europa

Passaporte e foto

O passaporte deve ser válido por, no mínimo, seis meses e ter, pelo menos, uma página em branco.

É preciso também fornecer uma foto de acordo com as especificações do Departamento de EUA.

Antecedência

Qualquer pessoa entre 14 e 79 anos de idade deve comparecer pessoalmente para a entrevista com a autoridade consular. Fora dessa idade, as solicitações podem ser feitas por um representante.

Como de praxe, e especialmente para os EUA, é fortemente recomendado que o processo de solicitação de visto seja iniciado com bastante antecedência da data planejada para viagem. No Rio e São Paulo, por exemplo, pode-se esperar até 4 meses para a entrevista (veja aqui o tempo de espera médio para o agendamento em cada região).

A entrevista

Como salientado, deve-se levar os dois comprovantes no dia da entrevista (formulário DS-160 e agendamento), mais o passaporte e a foto adequada.

Para a decisão final, no entanto, o oficial consular poderá solicitar ainda outras provas documentais, portanto é bom estar preparado. Entre elas:

  • Recursos suficientes para cobrir as despesas relativas a viagem e estadia nos Estados Unidos;
  • Prova de residência no seu país de origem, através de laços familiares, de estudo e profissionais que forcem o solicitante a voltar quando do final de sua viagem.

Lembre-se: é tudo muito formal e burocrático, e a espera no Consultado/Embaixada pode ser bem longa (várias horas). Então recomenda-se que leve algo para comer/beber e ler – e para ler, entenda-se livros, jornais e revistas e não sites da internet. Por quê? Porque não se pode entrar com celular, laptop, iPod, iPad ou qualquer outro equipamento eletrônico. Paciência, definitivamente, será uma boa companheira neste momento!

Negação

A torcida para que dê tudo certo é grande, claro, mas esteja sempre preparado para que o visto seja negado. Pra começar, recomenda-se que os planos finais de viagem – como compra dos bilhetes aéreos e pagamento da estadia – sejam feitos somente depois do recebimento do passaporte com o respectivo visto de entrada, para evitar prejuízos futuros.

Há dois tipos de vistos recusados – o tipo aparecerá na carta recebida após a entrevista. O primeiro, denominado 221(g), diz que o visto foi suspenso temporariamente por ser considerado incompleto – geralmente, as questões giram em torno da comprovação de quão fortes são os vínculos no Brasil que Visto visa americano Como Tirar o Visto para EUA e Europao façam o solicitante voltar no período determinado. Nesse caso, deve-se seguir as instruções dadas na carta e, se o requerimento for completado dentro de um ano, a taxa não precisará ser paga novamente.

Se o tipo de recusa é denominado 214(b), pode ser considerado mais sério, mas ainda não permanente de fato. Novamente, deve-se ler a explicação completa fornecida pelo oficial consular ao final da entrevista e, depois, solicitar o visto novamente. Aí deve-se repetir todo o processo, com agendamento de uma nova entrevista, e consequente apresentação de novos formulários, novo pagamento taxa e, como se espera, mais provas dos laços sociais, profissionais e econômicos para serem avaliados.

Orientações de bagagem, hospedagem e seguro-viagem são as mesmas válidas para a Europa (veja acima). 

 

Se você ficar perdido com tanta palavra difícil, tem este glossário com os termos sobre vistos.

Atenção: a gente ajuda como pode, pesquisa e repassa aqui informações dos órgãos oficiais; mas vale lembrar que não podemos nos responsabilizar por qualquer coisa que aconteça durante o procedimento de solicitação do visto. Para isso, consulte, pergunte e reclame sempre com as autoridades oficiais que fornecem e coordenam o serviço.

 

Já resolveu tudo e está pronto pra viajar? Comece já a planejar e economizar em estadia, procurado albergues – Estados Unidos.

 

Gostou? Veja também:

14 Comentário(s) deste post

  1. José Roberto Pinheiro diz:

    Caros Amigos!
    Viajei para os Estados Unidos em maio deste ano e regressei em junho,minha viagem durou justamente 01 mês.Estou preocupado e gostaria que
    algém me informasse como proceder, pois, na minha volta eu me esquecí de devolver o impresso da imigração na compahia aérea, neste caso, a American Airlines em Miami. Se alguém puder me ajudar de algum modo, ficarei muito agradecido.

    Obrigado!

  2. emerson diz:

    eu tenho um primo que e espanhol sera que posso morar na espanha

  3. jackson diz:

    achei as informaçoes bem completas. a gente tem de ver tudo isso mesmo. valeu.

  4. josue gomes souza diz:

    tenho interesse de viajar para a europa ou EUA

  5. Claudia diz:

    Muito suficiente as informacoes. Eu moro em Newl York 6 anos el me lembro
    da burocracia…. todas as informacoes estao absolutamentes
    corretas. Parabens.

    Claudia

  6. Bruno diz:

    Um dica pra quem deseja preencher o ds160 é baixar o manual ds160 no site http://www.ds160.net.br

  7. HAMILTON FERNANDES diz:

    Vou tentar o visto americano mes que vem, quero visitar meu sobrinho q mora nos EUA, o problema eh que minha cunhada eh cidadã americana mas meu irmao ainda nao regularizou a cituação dele ainda la, posso mencionar isso na entrevista?

  8. valdeci roberto diz:

    oi sou valdeci roberto eu gostaria um visto di tusmo

  9. lays aubuquerque diz:

    nao achei mas vou achar tenho certeza
    ♥♥

  10. M. Cristiane A. Vangsnes diz:

    Por Gentileza, sou Brasileira, casada com Noruegues, e quero tirar meu visto para irmos passear nos Estados Unidos, aonde seria mais faciel eu obter meu visto? no Brasil, ou na Noruega?, Obrigado pela atencão, fico no aguardo da resposta.

  11. Patricia diz:

    Boa tarde!

    Sou brasileira, mas resido em Portugal.
    Onde é mais propício eu tentar meu visto para os Estados Unidos?
    Aqui em Portugal ou no Brasil?

    Desde já, agradeço!

  12. Mary vieira diz:

    ola eu resido nos EUA ha quase 1 ano,no passaporte carimbaram por o periodo de 90 dias… mas de momento ja …o prazo caducou.., ja nao estou legal, gostaria de saber se viajar de uma cidade para outra ex:( boston para miami) e necessario tirar o visto? Ou pode se viajar dentro dos EUA de Estado para outro Estado apresentando so o passaporte., com o carimbo da data ja caducada, corro o risco de ser deportada? O passaporte ainda e valido por 5 anos.

  13. Indira Domingos Quixi Chinguenji diz:

    Na verdade não tenho um comentário a fazer mas sim uma pergunta. quero estudar na Holanda o que fazer para obter o visto?

  14. patricia diz:

    Ola.pertendo viajar para boston em janeiro .como faco para obter o visto.quanto tempo demora?sou de nacionalidade portuguesa.gostaria de aranjar trabalho por la.sou nova nestas coisas .poderia me ajudar.responde para meu e-mail.obrigada

20 Trackback(s) deste post

  1. Pontos Turisticos de Nova York: 10 coisas GRÁTIS para fazer! | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] e leia mais sobre como tirar o visto para ir aos [...]

  2. O que fazer nos EUA: Boston, Chicago, Las Vegas, Los Angeles e Miami | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] de programar sua viagem pelos Estados Unidos (veja como ir de uma cidade para outra e como tirar o visto para os EUA), é hora de selecionar o que ver e fazer em cada uma [...]

  3. O que fazer nos EUA: Nova York, Orlando, San Diego, San Francisco e Washington | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] viagem ainda? Confira também nosso de quais cidades visitar nos EUA (e a distância entre elas); como tirar o visto para os EUA; e também sugestões de coisas para fazer em Boston, Chicago, Las Vegas, Los Angeles e [...]

  4. Tudo Sobre Os Estados Unidos: Em Viagem | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] A seguir, a gente dá as melhores dicas de como ir de uma cidade para a outra, de avião, trem ou ônibus. Só não esqueça de se preparar bem sobre como tirar o visto para os EUA. [...]

  5. Como Reservar Seus Voos: Viajando Por Conta Própria | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] * Como tirar o visto para os EUA e Europa [...]

  6. Onde Ficar Em Nova York: Dicas e sugestões | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] * Como tirar o visto para os EUA [...]

  7. Natal em Nova York - Ano Novo em Nova York | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] * Como tirar o visto para EUA e Europa [...]

  8. Reveillon 2011/2012 Nova York: dicas e lugares para curtir a festa | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] Como tirar o visto para EUA e Europa [...]

  9. 12 Melhores Destinos de Viagem em 2012 | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] também: Como tirar o visto para os EUA ||| O que fazer em Washington, EUA ||| Como viajar de uma cidade para outra nos EUA ||| Lista de [...]

  10. Os Melhores Hostels dos EUA e América do Norte - Prêmio HostelBookers 2012 | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] Como tirar visto para EUA e Europa [...]

  11. Festival Chocolate Óbidos 2012 | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] Como tirar o visto para EUA e Europa [...]

  12. Harry Potter - Visita aos Estúdios em Londres - Tour Warner | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] Como tirar o visto para EUA e Europa [...]

  13. Rock in Rio Lisboa 2012: datas, atrações, ingressos, hospedagem. | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] Como tirar o visto para EUA e Europa [...]

  14. Passeios Românticos Em Paris - O Que Fazer A Dois | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] Como tirar o visto para EUA e Europa [...]

  15. Itália de trem: o que fazer em Veneza, Milão, Florença, Verona, Siena | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] Como tirar o visto para Europa e EUA [...]

  16. Guia de Compras em Nova York: as melhores lojas e lugares para comprar | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] Como tirar o visto para EUA e Europa [...]

  17. Grand Canyon, EUA: Dicas e Passeios | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] Como Tirar o Visto para EUA e EuropaViajando pelos Estados Unidos: como ir de uma cidade para outra [...]

  18. Top 10 Artigos de Viagem - Blog HostelBookers em Português | HostelBookers (PT) Blog diz:

    [...] 9. Como Tirar o Visto para EUA e Europa [...]

  19. 8 comidas para experimentar nos EUA | HostelBookers (PT) Blog diz:

    […] Como Tirar o Visto para EUA e Europa […]

  20. 7 viagens para fazer pelos EUA antes dos 30 | HostelBookers (PT) Blog diz:

    […] Como Tirar o Visto para EUA e Europa […]

Deixe um comentário