Como Fazer Amigos no Hostel

Qui, Jun 28, 2012

. Publicado por: Rodrigo Dos Santos

Dorm Room in Paris Hostel e1315209928591 Como Fazer Amigos no Hostel

A melhor coisa de ficar em hostels – além do preço, localização e facilidade – é encontrar e conhecer outros viajantes. É batata: assim que se chega em um hostel, não vai demorar muito para conhecer outras pessoas como você – ou que seja recém chegado e louco para descobrir coisas novas, ou que já estão lá há alguns dias e vão ter o maior prazer de dividir o “conhecimento”. Pronto! Já tem companhia para seus passeios!

Ok, nem sempre é tão fácil e rápido assim. Se você é mais tímido ou até mesmo receoso sobre essa prática a gente dá uma forcinha. Veja a seguir 10 dicas para fazer amigos em hostels.

***Se a sua intenção é se dar bem e arranjar um(a) ficante ou namorado(a) ,veja nossas dicas sobre azaração em albergues***

 

1. Escolha o hostel correto

Leia atentamente a descrição dos hostels no site do HostelBookers. Muitos e muitos hostels são especialistas em promover uma infinidade de eventos sociais para integrar seus hóspedes. Estes podem ser dentro mesmo do hostel (bar/clube próprios) ou por meio de parcerias com outros locais na cidade. O pub crawl é atividade recorrente, onde o pessoal se junta para percorrer os bares da cidade, provar as bebidas locais e, claro, se conhece melhor.

2. Sempre fique em dormitórios

É no dormitório (quarto compartilhado) que a maioria das amizades é feita. Já que estão ficando no mesmo espaço, é inevitável que role uma conversa, mínima que seja. Vai depender do seu tato. Rapidinho vai dar pra ver se o companheiro de quarto está a fim de papo, trocar ideias e, de repente, arrumar uma parceria para sair. Se as respostas forem monossilábicas ou não houver muita entrada, melhor não insistir – tem gente que prefere descansar e ficar de boa.

3. Participe dos eventos sociais

Como a gente falou no item 1, os hostels geralmente esbanjam opções de lazer e diversão – quase sempre tem alguma acontecendo acontecendo dentro ou fora do hostel. Pegue os flyers, leia os murais, pergunte pro staff e inscreva-se no que mais lhe apetecer, de caminhadas turísticas e pub crawls e descontos em festas.

Wake Up Hostel Sydney Como Fazer Amigos no Hostel

Claro que estes eventos são ótimos para conhecer gente nova, muitas delas sozinhas e querendo parceria para badalar..

4. Não se esconda no seu beliche

Ficar sentado/deitado na cama com um livro ou com seus fones de ouvido não é exatamente a melhor maneira de fazer amigos. Você vai acabar passando uma má impressão e que quer ficar isolado. Por que não pegar uma bebida e sentar no bar, mesmo que seja com seu livro? Quem sabe ele não será um bom pretexto para iniciar uma conversa?

5. Puxe conversa!

O legal de conhecer pessoas em hostels é que vocês já têm alguma coisa em comum. Você pode começar a conversa com um “Que hostel bacana, né?” ou “Já passeou e viu alguma coisa ineressante hoje?” ou “Sabe algum lugar legal para ir hoje de noite?”. É fácil. Frases simples como esta podem significar novas amizades instantâneas.

É sempre bom procuar por sinais: se ele está usando uma camisa de um time específico de futebol, vá e pergunte sobre isso. Se alguém estiver carregando uma câmera bacana, pergunte alguma dica de fotografia. Rapidinho a conversa vai dar continuidade – é só começar!

E outros viajantes vendo você conversando com alguém que obviamente você não chegou junto, já já outros vão se juntar e, quando menos espera, estará com um grupo de novos amigos formado. Próxima parada: o bar!

Krakow Como Fazer Amigos no Hostel

Se uma pessoa está sentada sozinha no lounge ou salão social, ela está só esperando por alguém com quem conversar. Pode ser que ela seja tímida também, mas é fato que ela não estaria sentada ali se não quisesse conhecer outras pessoas (caso contrário, estaria dentro do quarto – ver ítem 2).

6. Seja confiante: dê o primeiro passo!

Se você achou companhia interessante, é hora de agir: convide para sair e tomar um drink, ou para ir visitar um ponto turistico, ou para qualquer outra coisa melhor. Ou se alguém chegar e convidar você, aceite! Muitas vezes, o melhor da viagem consiste daqueles momentos imprevisíveis e as aventuras inesperadas que aparecem pela frente…

7. Não seja um peso

Mas não fique chateado se ninguém convidar você, ou não quiser sair. É também importante quando for a hora de afastar-se. Sinta o clima e se alguém está dando sinais que não está a fim de papo ou algo mais. Nada pior do que ser um peso, um mala em pleno hostel! Afinal, tem gente que viaja para relaxar e ficar um tempo sozinho… Então se não sentir sinais positivos vindo do outro lado ou se a pessoa está mais interessada no próprio celular ou laptop, azar o dela! Deixa pra lá e siga em frente…

Deco Walk Hostel Como Fazer Amigos no Hostel

8. Não tenha medo de grupos grandes

Nos hostels onde as pessoas costumam ficar longos períodos por trabalho ou estudo – como os de Londres ou os de grandes cidades da Austrália, por exemplo – os residentes acabam formando grupos e turminhas. Mas não deixe que isso impeça você de puxar conversa com eles. Aliás, eles poderão ser o diferencial na hora de montar seu roteiro. São eles que saberão aqueles bares exclusivos, os pontos escondidos e super especiais da cidade e, possivelmente, ter vários amigos pela cidade para lhe apresentar.

9. Frequente as áreas comunitárias

Preparar uma refeição na cozinha comunitária do hostel é uma ótima maneira de conhecer gente nova. Afinal, vocês terão que dividir um espaço relativamente pequeno enquanto cozinham e ter algo para preencher aqueles silêncios esquisitos. Também é uma ótima maneira para começar uma conversa com frases do tipo “O que você está preparando para o jantar?”, “Conhece algum restaurante barato aqui por perto?”, “Ou algum mercado legal?”. Lembre-se: o importante é quebrar o gelo.

Se achar que vale a pena arriscar um pouquinho mais, por que não abrir uma garrafa de vinho ou outra bebida e oferecer um drink? Também não tenha vergonha de compartilhar suas dicas  culinárias (ou de pedir uma) com seus novos amigos.

Group Portugal Como Fazer Amigos no Hostel

10. Esteja sempre seguro

Tente conhecer um pouco as pessoas no hostel antes de decidir passar a noite (seja onde for, e fazendo o quê) com ela. Se a qualquer momento você se sentir inseguro, apenas diga que está cansado e vá embora. Cuidado para não acabar em algum lugar que você não tem ideia de onde seja; lembre (ou anote) sempre o nome e endereço do hostel; e tenha certeza que está carregando dinheiro o suficiente para pegar um táxi caso precise realmente.

Seja você um daqueles que entra no quarto e, dois minutos depois, já está amigo de todo mundo: ou seja você mais tímido e espere que alguém puxe papo, é certo que sua viagem só vai enriquecer depois que você conhecer pessoas novas e interessantes. Ah e sorria: é sempre o seu melhor cartão de visitas.

 

Gostou? Leia também:

 

Um agradecimento especial pelas fotos do flickr para St Christopher’s Inn in ParisWake Up Hostel in SydneyMama’s Hostel-Main Market Square in KrakowDeco Walk Hostel I Ocean Drive in Miami e Kitsch Hostel in Lisbon.

0 Comentário(s) deste post

3 Trackback(s) deste post

  1. 15 Coisas Que Um Mochileiro Não Quer Ouvir Na Viagem | HostelBookers (PT) Blog diz:

    […] Como Fazer Amigos no Hostel […]

  2. Como Arrumar Mala De Viagem: O Que Levar | HostelBookers (PT) Blog diz:

    […] Como Fazer Amigos no Hostel […]

  3. Mochileiros: Azaração De Albergue: O Guia | HostelBookers (PT) Blog diz:

    […] Como Fazer Amigos no Hostel […]

Deixe um comentário